O Centro

Natureza

O Centro Social e Paroquial de Santa Cecília é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, erecta canonicamente e reconhecida pelo Estado como instituição de utilidade pública. A sua constituição data do dia 22 de Novembro de 1995, data em que foram aprovados os seus estatutos, e aprovados, pela entidade competente – o Bispo diocesano, os seus órgãos sociais.

Este Centro emergiu da necessidade sentida, no local onde se insere, o concelho e a freguesia de Câmara de Lobos, de dar resposta aos seus inúmeros e multifacetados problemas. De facto, da relação dialética e da interação com o meio social envolvente, um grupo de voluntários, verificou a urgência de se dar um passo em frente na sua intervenção, particularmente junto das populações mais desfavorecidas.

Desta reflexão, surgiu pois, a necessidade de se erigir oficialmente e, nos termos do direito civil e eclesiástico, o Centro Social e Paroquial de Santa Cecília. Atingido o suporte jurídico-legal deste organismo, foram celebrados protocolos com o Centro de Segurança Social da Madeira a 28 de Junho de 1996, a fim de se conseguir os recursos e meios para os nossos fins; foi também estabelecido um acordo com a Secretaria Regional da Educação a 09 de Maio de 1997 de modo a permitir o funcionamento dum Jardim de Infância.

O Centro Social e Paroquial vê-se igualmente como um movimento e um grupo de pedagogia da solidariedade, pois é sua função dinamizar a formação das pessoas para a solidariedade e criar consciência social nas suas populações. Ele é também uma instância de crescimento e desenvolvimento local, pois não só dinamiza a economia social e solidária da localidade, como também é factor integrador de empregabilidade e de promoção dos básicos direitos humanos.